O Vulcano é o primeiro remineralizador de solos do norte nordeste, produzido na Bahia. É registrado no MAPA sob número BA 000741-2.000001 e possui certificação ISO 9001:2015 de qualidade. É produzido a partir de rocha granulítica. Essa rocha possui características típicas de rochas silicáticas de composição basáltica.

O Vulcano possui soma de bases igual à 10% e a concentração de K₂O de 2,8%. Ambos os teores são garantidos e estão acima do limite mínimo para o material ser enquadrado como remineralizador (9% e 1% respectivamente) de acordo com o exigido pela IN 5/2016 do MAPA, com destaque para o teor de potássio que é quase 3 vezes maior que o mínimo exigido. O alto teor de silício disponível para a planta, promoverá maior proteção contra fatores bióticos e abióticos. O pH de abrasão é de 8,0, mostrando que o Vulcano é alcalino e não acidificará o solo com sua aplicação.

Os elementos potencialmente tóxicos estão em níveis bem abaixo dos limites máximos permitidos pela IN 5/2016 do MAPA.

A especificação de natureza física do Vulcano corresponde à descrita como “PÓ” pela IN 5/2016 do MAPA .Trata-se de um material bem fino, com pelo menos 50% da sua massa passante na peneira de 0,3 mm.

Mineralogia

A mineralogia do Vulcano indica uma composição típica de rochas silicáticas basaltícas. Nos minerais silicáticos, especialmente o oligoclásio, actinolita, microclínio, biotita e muscovita que somam mais de 80% da rocha, são principalmente onde encontramos o cálcio, o magnésio e o potássio. Esses minerais são os mais reativos da rocha, eles podem disponibilizar bases (CaO, K₂O e MgO) e silício, aumentando a fertilidade e a CTC do solo (Gillman, 1980).

O teor de sílica livre (quartzo) é menor que o limite da IN 05/2016 para remineralizadores de solos. Enquanto o limite máximo é 25%, o Vulcano contém 18%.

Todo o K₂O da rocha está no microclínio, que é um feldspato potássico, na biotita e na muscovita.

Esses minerais, de acordo com Van Straaten (2007) e Martins et al. (2008), têm potencial para liberação de Potássio (K). Com base em sua mineralogia, o Vulcano se destaca como excelente remineralizador, fonte natural de nutrientes, tendo também características de corretivo de acidez e de condicionador de solos.

Recomendação

Para melhor assertividade e resultado no manejo, sugerimos que entre em contato para que o Vulcano seja recomendado por um de nossos especialistas técnicos.

Clique aqui e conheça a sugestão de uso do remineralizador Vulcano por cultura

arquivo pdf
Precisa de ajuda? Converse com a gente